icon-weather
Cuiabá
«
Canal Diário

Polícia Quinta-feira, 29 de Maio de 2025, 11:16 - A | A

Quinta-feira, 29 de Maio de 2025, 11h:16 - A | A

organização criminosa

PF, em ação conjunta, combate o comércio ilegal de combustível em Pontes e Lacerda

Da assessoria

A Polícia Federal participou nesta semana de operação de fiscalização contra o comércio ilegal de combustível em Pontes e Lacerda e Conquista d’Oeste/MT. A ação, coordenada pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, também contou com a participação da Funai e da Força Nacional.

O planejamento da operação contou com a participação da Funai e foi executada de forma coordenada pelos órgãos de segurança pública e fiscalização envolvidos, tendo como objetivo principal a otimização do capital humano empregado e a economia de recursos públicos.

A PF suspeita que os produtos seriam desviados para fomentar a extração ilegal de minério e crimes correlatos praticados no interior da Terra Indígena Sararé. 

No aspecto operacional, foram realizadas diligências em propriedades rurais destinatárias de grande quantidade de combustível. Durante as buscas, foram apreendidos 15 mil litros de óleo diesel, que estavam sendo comercializados sem a devida autorização da autarquia reguladora, além de um sistema completo de abastecimento irregular. O combustível apreendido será destinado a órgãos públicos, para ser empregado em prol da comunidade local.

No segundo momento, realizou-se fiscalização de uma empresa autorizada pela ANP a comprar, transportar e revender combustíveis, principalmente óleo diesel à proprietários rurais. Essa etapa visou colher elementos que ajudarão a Polícia Federal nas investigações e ações de enfrentamento aos garimpos ilegais.

Quanto ao escopo institucional da Polícia Federal, a operação visa angariar elementos para a condução de investigações de seguimento, a fim de identificar os financiadores dessa atividade ilegal, além de descapitalizar toda essa organização criminosa que, ao atuar dentro da Terra Indígena Sararé, causam danos ambientais irreversíveis.

✅ Clique aqui para participar do nosso Canal no WhatsApp, e receba as notícias na palma da sua mão.

Comente esta notícia

Leia também

Confira Também Nesta Seção:
(65) 9 9292-1234

[email protected]